Dúvidas sobre Recursos Humanos

FAQ com as dúvidas mais comuns sobre recursos humanos na Unicamp e Funcamp

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1. Neste mês meu passe não carregou. O que devo fazer?

Dirigir-se aos terminais para verificar o carregamento e checar se o cartão está fazendo a leitura normalmente. Se a situação não for regularizada, procure o RH/Funcamp.

2. O número de passes creditados não foram suficientes para o uso no mês. O que fazer?

A Funcamp compra os passes de acordo com os dias de trabalho do mês. Não serão considerados para a composição deste número: férias, afastamentos com ou sem remuneração, licença por auxílio doença / acidente de trabalho e maternidade. Portanto, verificar o número de passes recebidos com o número de dias de trabalho, se houver divergência, entre em contato com o RH Funcamp.

3. Como proceder em caso de roubo do cartão?

Ligar na Transurc informando o ocorrido (Telefone: 3731.2600). Lembre-se: após adquirir a segunda via do cartão, informe o novo número para a Funcamp.

4. O cartão não está passando na catraca do ônibus. O que devo fazer?

Procurar os postos de atendimento nos terminais ou direto na Transurc para verificar as condições do cartão e inconsistência dos dados.

5. Quando posso tirar férias?

As férias serão concedidas nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito e devem ser usufruídas antes do vencimento do próximo período aquisitivo, e podem ser fracionadas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.

6. Qual é o critério para prorrogação de estágio?

O estágio pode ser prorrogado desde que não ultrapasse o limite de dois (02) anos previsto na resolução, e desde que o estagiário esteja regularmente matriculado. Para solicitar a prorrogação preencher o formulário Alteração/Prorrogação de estágio e encaminhar a Funcamp até o dia 15 de cada mês. A Funcamp irá emitir um Termo Aditivo que será encaminhado à Unidade para recolhimento das respectivas assinaturas.

7. Estagiário tem direito a licença gestante e a afastamento para obrigações militares?

Não. A contratação de estágio não possui vínculo empregatício. Em ambas situações orientamos que seja encerrado o estágio um dia antes do afastamento e depois o executor pode novamente contratá-lo como estagiário, conforme a lei de estágio.

8. Estagiário pode realizar hora extra?

Não. A lei de estágio proibe a realização de hora extra. Qualquer alteração de jornada de estágio deverá ser solicitada a emissão de termo aditivo.

9. Pode-se contratar um estagiário sem recebimento de bolsa?

Sim, basta solicitar a contratação normal de estágio e colocar no item bolsa o valor R$ 0,00. No contrato de estágio será mencionado que trata-se de estágio não remunerado. Será de responsabilidade do convênio as despesas com seguro, transporte e refeição.

10. Em caso de perda / quebra do cartão de identificação é cobrada uma taxa para emissão da segunda via do crachá?

Sim, é cobrada uma taxa no valor de R$ 48,00.
O pagamento deverá ser efetuado por Depósito Nominal ou Transferência Bancária e para emissão de nova via, o comprovante deverá ser entregue no Recursos Humanos da Funcamp ou encaminhado por e-mail para admissao@funcamp.unicamp.br.

Dados bancários: agência 0207 - conta corrente 43.010001-6.

11. Como proceder para solicitar o empréstimo consignado?

Para concessão de empréstimo consignado, o empregado deverá ter seis (06) meses de registro na Fundação e procurar a agência Santander mais próxima.

12. O que fazer em caso de Acidente de trabalho?

Na ocorrência de acidente de trabalho, o empregado deverá procurar primeiramente o atendimento médico e solicitar o laudo de atendimento. Informar a ocorrência do acidente para o superior imediato e comunicar ao SESMT Funcamp no ramal: 1.2882, no prazo máximo de 24 horas ou no primeiro dia útil após a ocorrência, para que se faça a emissão da CAT ( Comunicado de Acidente de Trabalho). - Acidente de trabalho leve, o atendimento será realizado no CECOM (ramal 1.9021); - Acidente de trabalho grave, o atendimento será realizado no HC UNICAMP - Pronto Socorro; - Se houver risco de contaminação biológica, ir ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica ( ramal: 17451), em até 2 horas após o acidente; - Acidente de trajeto quando o acidente ocorrer com lesão, o acidentado deverá buscar atendimento médico mais próximo e solicitar laudo do atendimento, quando tiver envolvimento com veiculos automotores, deverá solicitar o boletim de ocorrência (B.O.) com croqui do local do acidente, em seguida procurar o SESMT.