MISSÃO

Atrair e ser uma fonte de recursos perene, dedicada a apoiar e financiar projetos e iniciativas da Unicamp nos campos do ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, cultura e assistência.

Como Funciona

Fundos patrimoniais são estruturas criadas para proporcionar sustentabilidade financeira para instituições (públicas ou privadas) sem fins lucrativos e/ou para a execução de programas e projetos de interesse público.

Trata-se de um fundo composto por doações, com a condição de seu principal (valor doado) ser mantido intacto e investido para criar uma fonte perene de recursos para uma causa. Assim, os recursos do fundo patrimonial devem ser investidos para gerar resgates regulares e previsíveis para as atividades a que se propõe.

A criação de um fundo patrimonial permite que seus instituidores perpetuem uma causa deixando um importante legado para a sociedade. O filantropo ou investidor social que doa para o fundo (seja através da dotação inicial ou de vários aportes) tem segurança de que os recursos provenientes de sua doação atenderão perenemente a um propósito pré-estabelecido.

Sob o ponto de vista da execução de programas e projetos de interesse público, a existência do fundo patrimonial proporciona uma maior estabilidade operacional às instituições (públicas ou privadas) que os executam. Enquanto fontes não permanentes de financiamento tornam essas instituições frágeis e extremamente suscetíveis a variáveis externas, o fundo promove o planejamento de longo prazo e fortalece sua viabilidade operacional.

Instituições com estabilidade operacional têm mais capacidade de implantar processos que elevam sua eficácia e eficiência desenvolvendo assim margem para excelência. Também têm mais capacidade de garantir maior independência em relação a seus financiadores, que podem influenciar a atuação da organização em decorrência de necessidade de continuidade do apoio financeiro.

Com isso, um fundo patrimonial bem gerido denota compromisso com a causa, solidez e confiabilidade, o que transmite tranquilidade e segurança a doadores, parceiros e beneficiários.

A Unicamp é uma das instituições públicas pioneiras na estruturação de seu fundo patrimonial no âmbito da Lei 13.800/19. Nosso Fundo Patrimonial é composto pela seguinte estrutura:




Organização Gestora de Fundo Patrimonial (OGFP): Funcamp - Fundação de Desenvolvimento da Unicamp

Fundação de direito privado sem fins lucrativos, com o intuito de atuar exclusivamente para um Fundo Patrimonial na captação e na gestão das doações oriundas de pessoas físicas e jurídicas e do patrimônio constituído.

Instituição Apoiada: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Instituição pública e os órgãos a ela vinculados dedicados à consecução de finalidades de interesse público e beneficiários de programas, projetos ou atividades financiadas com recursos de Fundo Patrimonial

Organização Executora

Responsável pela execução dos programas, dos projetos e de demais finalidades de interesse público

É importante ter clareza que a OGFP não é o Fundo Patrimonial, é a pessoa jurídica responsável por captar e gerir o Fundo Patrimonial assemelhando-se, nesse sentido, à figura jurídica. O Fundo Patrimonial, por sua vez, é o “conjunto de ativos de natureza privada instituído, gerido e administrado pela organização gestora de fundo patrimonial com o intuito de constituir fonte de recursos de longo prazo, a partir da preservação do principal e da aplicação de seus rendimentos”. Ou seja, o fundo patrimonial é um ativo ou conjunto de ativos da OGFP, por ela gerido.





Conselho

Atuando na qualidade de Organização Gestora do Fundo Patrimonial da Unicamp, a Funcamp contará com administração específica composta por:

Prof. Marcelo Knobel

Reitor e Presidente do Conselho

César Gon

CEO da CI&T

Prof. Newton Frateschi

Diretor Executivo da Inova Unicamp

Fabricio Bloisi

CEO da iFood

Dra. Marta Cristina Teixeira Duarte

Diretora do CPQBA

André Penha

CTO do QuintoAndar

Prof. Paulo César Montagner

FEF - Faculdade de Educação Física

Sobre o Fundo Patrimonial

O Fundo Patrimonial é composto por recursos doados, tendo como premissa básica a preservação permanente desses valores. Dessa forma, apenas os rendimentos oriundos das aplicações financeiras dos recursos doados podem ser repassados para os objetivos finais da instituição.

Vantagens

O Fundo Patrimonial da Unicamp

A constituição do Fundo Patrimonial da Unicamp foi autorizada em 24/9/2019, por meio da Deliberação CONSU-A-029/2019 sancionada pelo Conselho Universitário, órgão de deliberação máximo da Universidade. O conteúdo integral da Deliberação é reproduzido a seguir:

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, na qualidade de Presidente do Conselho Universitário, tendo em vista o decidido na 163ª Sessão Ordinária de 24.09.19, baixa a Deliberação contendo:

  • Seção I - Da Constituição do Fundo Patrimonial
  • Seção II - Das Receitas do Fundo Patrimonial e da Utilização dos Recursos







Pilares

Investimos para criar e disseminar o conhecimento em todos os campos do saber por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, formando profissionais capazes de inovar e buscar soluções as seguintes áreas:

Científica

Projetos voltados para a comunidade científica da universidade relacionados ao ensino, pesquisa e Extensão

Tecnológica

Projetos voltados para a comunidade tecnológica da universidade relacionados ao ensino, pesquisa e Extensão

Cultural

Projetos voltados para a comunidade cultural da universidade relacionados ao ensino, pesquisa e Extensão

Artística

Projetos voltados para a comunidade artística da universidade relacionados ao ensino, pesquisa e Extensão





Transparência

Regulamento

Clique e veja o Regulamento que rege o Fundo Patrimonial da Unicamp

Ato da Constituição

Clique e veja o Ato da Constituição do Fundo Patrimonial da Unicamp








Doar

Seja um doador para o Fundo Patrimonial da Universidade Estadual de Campinas esta iniciativa ajudará a garantir que a Unicamp tenha recursos financeiros para seguramente manter e expandir sua liderança no ensino, aprendizado e pesquisa para as futuras gerações.

O investidor que doa para o fundo patrimonial terá segurança de que os recursos provenientes de sua doação atenderão perenemente a um propósito pré-estabelecido.

A Gestão do Fundo Patrimonial da Unicamp atuará com transparêcia assegurando que o doador receba informações precisas sobre a administração dos recursos, e defendendo que qualquer alteração no uso e destinação dos mesmos será feita somente após consentimento por escrito do doador.






Notícias

No momento não há notícias divulgadas.



Contato

Caso haja dúvidas remanescentes ou solicitações complementares, basta preencher o formulário de "Fale Conosco". Ao preencher o formulário, o manifestante registra sua solicitação e assim prosseguiremos com o atendimento.

Fale Conosco

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp
Av. Érico Veríssimo, nº 1251, Distrito Barão Geraldo
Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521.2700